Menu do Blog
Era uma vez nos encontros na internet

Arquivos

Honey
Jhenny
Elem
Jack
stifflerdt
Solitária
Matteo
Mulhernina
Manu
Pam
Clique nas fotos para ver os membros
 

Relacionamentos

O que procurar em um parceiro?

A pergunta “o que você está procurando em um parceiro para ter um relacionamento?” pode parecer fácil de responder. Atributos comuns que vêm à mente incluem inteligência, bondade, senso de humor, atratividade ou confiabilidade. Mas independente do que achamos que estamos procurando em um parceiro, as pessoas que acabamos escolhendo não correspondem necessariamente aos nossos critérios de companheiro ideal. A razão para isso é muito simples: nem sempre queremos o que dizemos que queremos.
As leis da atração nem sempre são justas. Podemos pensar que estamos à procura de um parceiro que nos complementa apenas de maneira positiva, mas, em um nível inconsciente, nos sentimos frequentemente atraídas por pessoas que também nos complementam de maneiras negativas. O que isso significa é que tendemos a escolher parceiros que se encaixem em nossa bagagem emocional já existente. Estamos inclinadas a repetir eventos e dinâmicas que nos magoaram no passado em nossos relacionamentos adultos. Escolhemos parceiros que se encaixam em padrões destrutivos, não porque gostamos deles, mas porque são familiares.

Repetimos padrões?

Ao escolher um parceiro para sua vida, é importante se libertar de tendências prejudiciais do passado. Considere as pessoas com quem você já escolheu ter um relacionamento e pense em por que não deu certo. Elas estavam controlando demais? Eram passivas demais? Tinham ciumes demais? Elas fizeram você se sentir como você se sentiu em seu passado? A situação espelhou uma dinâmica da sua infância?
À medida que cada um de nós navega pelos altos e baixos de nossas vidas amorosas (do primeiro encontro fofo até término e vice-versa) estamos constantemente aprendendo mais sobre nós mesmos, o que queremos na vida e o que valorizamos nos relacionamentos. Com o tempo, todos desenvolvem seu próprio conjunto de valores fundamentais: crenças fundamentais que influenciam a forma como nos conduzimos em todos os aspectos da vida, incluindo nossos relacionamentos românticos.
Xandra está namorando no Amo. Participe gratuitamente você também!

O que consideramos fundamental

Valores fundamentais são crenças fundamentais que ajudam a orientar e ditar o comportamento de uma pessoa, além de inspirar alguém a se comprometer com uma ação específica que esteja alinhada com certos objetivos de vida e realização. Os valores fundamentais relacionados a um relacionamento romântico referem-se a essas mesmas crenças fundamentais que podem fazer com que nos sintamos seguros, confortáveis, inspirados, apaixonados e conectados ao parceiro e ao relacionamento.
Como nossos valores centrais são tão intrínsecos a quem somos como indivíduos, é natural que estejamos mais bem adaptados a um parceiro romântico que compartilha nossos valores e crenças. Mas, para ser capaz de reconhecer quando um parceiro em potencial é o mais adequado para você, primeiro você precisa conhecer a si mesma e a seus valores fundamentais.
 
Simplificando, se você não está ciente de seus próprios valores centrais, será difícil encontrar um parceiro com quem você seja verdadeiramente fundamentalmente compatível. Se você está totalmente perdida e precisa de um lugar para começar sua busca por sua alma gêmea, aqui estão alguns exemplos de valores fundamentais que você deve reconhecer primeiramente em si mesma e depois procurar em outra pessoa.
Nenhuma pessoa é perfeita, é claro, mas aqui estão algumas qualidades-chave para procurar em um parceiro (e, como dito anteriormente, em si mesma):

Maturidade emocional

Toda pessoa vem equipada com falhas e bagagem emocional. Buscar a perfeição é uma busca fadada ao fracasso, até porque não conseguimos encontrar a perfeição em nós mesmos. Em vez disso, o que você deve procurar em um parceiro é a maturidade emocional.
Isso significa alguém que está disposto a pensar e aprender sobre si mesmo, que está aberto para refletir sobre o passado e evoluir no presente. Esse alguém deve ser não-reativo, no sentido em que pensa antes de agir. Pessoas assim não permitem que suas emoções instantâneas dominem suas ações. Elas são independentes e autoconfiantes, o que significa que não estão procurando por você para corrigi-las ou concluí-las.

Alguém com os “intangíveis”

Mas o que são esses “intangíveis”? Mais uma vez, obrigada por perguntar.
São traços de personalidade intangíveis: gentileza, honestidade, generosidade, integridade e empatia.
“Quais intangíveis são importantes para mim?” É uma pergunta fantástica a ser feita antes de cada encontro.

Empatia

Além de ser um bom comunicador, você deve procurar um parceiro empático. É uma sorte encontrar alguém que esteja disposto a ouvir e se relacionar com suas lutas. Quando você tem um parceiro que tem como objetivo entender e sentir as coisas pelas quais você passa, você se sente à vontade de se mostrar mais vulnerável e revelar mais aspectos de si mesma. Compaixão é uma das características humanas mais importantes, e você deve se esforçar para encontrar um parceiro que possa facilmente sentir isso por outras pessoas.

Honestidade

Embora enganar alguém geralmente seja algo a ser desaprovado, mentir é algo infelizmente comum em muitos relacionamentos. Alguns casais acreditam que precisam de mentiras para sobreviver, mas pesquisas mostram que mentir menos está ligado a melhores relacionamentos.
Ser capaz de confiar é algo extremamente importante ao se escolher um parceiro para a vida. Procure alguém cujas ações atendam às suas palavras. Alguém que esteja aberto sobre como ele se sente. É melhor estar com alguém que lhe dirá o que se passa na cabeça dele, até mesmo revelando que se sente atraído por outra pessoa, do que tornar esses tópicos proibidos, o que pode criar um ar de sigilo e abrir espaço para mentiras e traição.
Mesmo quando a verdade é difícil de aceitar, é de seu interesse realmente conhecer seu parceiro. Alguém que esconde aspectos de si mesmo pode deixar você insegura e desconfiada.
Sem confiança, é quase impossível construir um relacionamento estável e saudável. E se o seu parceiro tem o hábito da desonestidade, será extremamente difícil confiar nele genuinamente.
A honestidade pode ser um problema para muitas pessoas. Não importa quão ruim a notícia seja, as pessoas preferem ouvir as coisas diretamente do que serem enganadas, não importa o quão inocente a mentira possa parecer.

Respeito e sensibilidade

Uma das qualidades mais valiosas para se procurar em um parceiro é o respeito. Quando você encontra alguém que a encoraja a ser você mesma, você pode se sentir segura em seu relacionamento, mas independente dentro de si mesma.
É fácil sentir-se amada quando alguém a incentiva a fazer o que a ilumina e a deixa feliz. Essa mesma pessoa pode estar disposta a desafiá-la quando você estiver engajada em atitudes e comportamentos autodestrutivos. Essa maneira de se relacionar é sensível e respeitosa em relação a quem você é como indivíduo, separada de seu parceiro.
Quando alguém a aprecia e se interessa pelas coisas pelas quais você é apaixonada, você pode realmente compartilhar a vida com essa pessoa, enquanto continua correndo atrás de seus interesses únicos.
Generosidade
A verdadeira generosidade não tem nada a ver com ser extravagante, qualidade que geralmente se destina a impressionar. Nem a verdadeira generosidade significa dar com a expectativa de receber algo em troca. Nestes tempos difíceis, qualidades como a generosidade podem ser mais importantes do que qualquer outra coisa em um relacionamento.
O indivíduo verdadeiramente generoso tende a conceder generosamente sua generosidade. Isso não significa que ele seja um gastador ou uma pessoa extravagante. Em vez disso, o homem generoso dá dentro de seus meios e não limita sua generosidade às coisas materiais. Ele será capaz de ser generoso com seu tempo e atenção, por exemplo. Ele pode estar disposto a ajudar alguém em um momento de necessidade. Sua principal motivação é a pura alegria ou o conforto que a generosidade incute naqueles que estão recebendo dele.

Abertura

Aprender a se comunicar melhor com seu parceiro é uma habilidade que levará tempo para ser aperfeiçoada em qualquer relacionamento. Mas se o seu parceiro se recusar a se comunicar de maneira aberta e honesta, tudo se torna mais complicado.
A comunicação aberta é outra área que os casais gostam de encontrar compatibilidade com seu parceiro. O estilo de comunicação é importante ao conectar e mostrar valor ao seu parceiro.
Junto com a maturidade emocional, uma das coisas para se procurar em um parceiro é uma abertura para feedback. Não apenas seu parceiro deve estar interessado em mudar seus próprios comportamentos autolimitados, mas ele ou ela deve estar aberto para ouvir o que você tem a dizer. A comunicação aberta e honesta é vital para manter um relacionamento próximo.
Quando uma pessoa coloca uma parede que diz: "Não estou disposto a ouvir e não quero mudar", há muito pouco espaço para crescimento de ambas as partes. Quando um casal está disposto a se comunicar abertamente sobre eles mesmos e sobre seus sentimentos e reações, evita criar caso e criar tensões que mais tarde podem separá-los. Ao serem resilientes e se ouvirem mutuamente, eles constroem uma base sólida para um relacionamento funcional que certamente evoluirá com o tempo.

Engraçado

Encontrar alguém que possa fazê-la sorrir e rir em um dia ruim merece alguma consideração.
O humor pode superar muitos dos obstáculos mais difíceis da vida. Sem falar que o riso traz muita diversão para um relacionamento.
O senso de humor é mais importantes do que imaginamos. O riso é o melhor remédio quando se trata da maioria das coisas, mas especialmente dos relacionamentos. Alguém que se sente feliz apenas de sair, se divertir e rir com você é alguém que vale a pena manter ao seu lado.
Ser tranquilo e disposto a rir de si mesmo são características altamente benéficas para procurar em um parceiro. Uma pessoa que é alegre pode valer a pena ser levada em consideração.
O caminho do amor nunca foi fácil, nem o caminho de deixar o emprego, mudar de casa, ter filhos ou lidar com tragédias. Coisas difíceis acontecerão em sua vida, por isso é importante ter certeza de que você tem alguém para fazer você sorrir ao longo do caminho.

Expressando a raiva

Cada casal terá brigas e discussões de vez em quando, mas como vocês resolve os conflitos diz muito sobre o quão saudável é o seu relacionamento. Se você e seu parceiro expressam raiva de maneiras diferentes, isso pode ter um impacto no seu relacionamento.
Expressar raiva de maneira saudável também pode ser considerado um valor fundamental em um relacionamento. Sentir-se segura para cometer erros é essencial para criar confiança e crescimento pessoal. Se alguém tem medo de desapontar ou perturbar um parceiro, pode não ser totalmente autêntico e isso pode levar a ressentimentos e expectativas irrealistas em um relacionamento.
Ok. Já sei o que quero. Mas então o que eu faço?
Obrigada por perguntar. Aqui vão algumas formas de se sintonizar com integridade e atrair pessoas de confiança:

Gerenciar preferências

Então, e as preferências? As preferências são naturalmente um reflexo de quem somos e do que gostamos de fazer. Uma lista de preferências pode nos ajudar a definir o que estamos procurando em um parceiro.
O problema é que, embora as preferências possam nos ajudar a restringir o campo, elas também podem impedir que sejamos flexíveis e abertas. Conhecer seus gostos é importante, mas os relacionamentos podem vir em muitos diferentes sabores. Preferências não são a parte final da situação toda. Se você quiser encontrar mais integridade no namoro, então faça das suas preferências o pano de fundo de como você vive.
Você pode ter uma boa ideia das preferências do seu parceiro através de conversas. Essas podem ser feitas ao vivo em um restaurante ou café, mas tendem a brilhar quando são usadas ferramentas de comunicação como, por exemplo, sites de relacionamento online. Nesses serviços, você tem a possibilidade de filtrar inicialmente as preferências e ir refinando e sincronizando com as suas. Encontrar interseções entre as preferências antes mesmo de começar o relacionamento vai ajudar na busca do parceiro ideal.

Alinhe-se com doadores, não tomadores

Uma pessoa com integridade é alguém que dá aos outros. As características que influenciam a generosidade do espírito também são os componentes da integridade: moralidade, honestidade, honra, confiabilidade, autenticidade, genuinidade e nobreza.

Compare o que eles dizem com o que eles fazem

As ações dessa pessoa se alinham com quem elas dizem ser? Ou é possível que elas estejam dizendo o que pensam que você quer ouvir, mesmo que não seja a verdade?
Quando você se comunicar com eles e passar tempo com eles, observe as discrepâncias. Se, por exemplo, essa pessoa declarar que é confiável e estiver sempre atrasada ou cancelar quando tiver outros planos, você pode começar a considerar que ela talvez não seja tão honesta assim (com você e/ou com ela mesma) sobre o tipo de pessoa ela é.
Não tem uma fórmula mágica. Achar quem se encaixe com você não é fácil, mas também não é impossível. Boa sorte e não desista!