Menu do Blog
Era uma vez nos encontros na internet

Arquivos

 

Namoro Online

Comece suas conversas de forma mais interessante

A mensagem inicial mais irritante que qualquer homem pode enviar para uma mulher é "E aí". "E aí" é em chats de namoro é o equivalente ao "Podemos conversar?" que um chefe diz para um funcionário preguiçoso no escritório.
O "E aí" corre solto em em sites de relacionamentos e são ditos por um certo tipo de cara. E você não quer ser esse cara. Ele é o cara que não quer gastar massa cinzenta para formular um comentário relevante sobre a biografia de uma mulher, mesmo que ela mencione coisas fantásticas sobre si mesma. As frases e puxadas de papo iniciais falam por si próprias.
As mulheres recebem um dilúvio de "E aí" quando checam suas mensagens. Essa expressão pode significar qualquer coisa, desde "Pode parecer estranho, mas eu tenho um santuário de lobos e adoraria oferecer a você o melhor emprego do mundo trabalhando nisso” até “Eu namorei sua ex-amiga há muito tempo e baguncei muito a cabeça dela. Mal posso esperar para fazer o mesmo com você!".
Também pode significar "Você é bem legal" ou "Estou bêbado”. Tentar uma conexão com a pessoa com apenas um "E aí" não só coloca toda a carga de começar uma conversa em quem está recebendo a mensagem quanto não dá nenhum sinal de como aquela pessoa pode ser em relação aos motivos reais do contato ou quanto ao seu temperamento. O "E aí" e suas variações são muitoi ruins.
Ainda assim, essas eram as mensagens que eu mais recebia quando estava à procura de alguém online, mesmo fora de aplicativos e serviços de namoro online. No privado, semanas atrás, eu recebi uma mensagem direta em uma rede social de um colega de trabalho que eu não tinha contato há mais de 5 anos. Ele não deve ter visto no meu status que agora estou casada. Ele chegou falando "E aí" e eu ignorei completamente. Trinta minutos depois, ele mandou outra falando: "Deixa pra lá então". Eu também não o respondi. Na época do trabalho eu raramente falava com ele, apenas o cumprimentava, assim como tantos outros funcionários. O que ele queria com essa mensagem? Acho que nunca vou saber. Sinceramente, é melhor assim.
Eu entendo que ao se expor compondo toda uma pergunta elaborada abre a possibilidade de rejeição. Digamos que você gaste preciosos dez segundos checando a ortografia de tudo o que digita só para alguém lhe dar um pé na bunda digital não respondendo nada. Você não quer parecer burro! Mas você não vai parecer burro por se importar. A vulnerabilidade está em alta. Isso mostra confiança.
Como espero que você esteja falando apenas com pessoas que você realmente acredita que vão querer conversar com você, então acredite nisso. Se você tem certeza de que não querem falar com você, então nem perca seu tempo.
Esses iniciadores de conversa curtos estão caindo no radar das mulheres e elas já estão ficando cansadas. Precisamos ser mais objetivas para não cairmos em conversas mundanas por um tempo indefinido.
Por que estou começando falando de homens que mandam essas mensagens horríveis? Porque ao reconhecermos o que não gostamos, passamos a deixar de fazer o mesmo.
Sim, eu sei que existe todo um protocolo social sutil em contatos com intuitos românticos em que o homem tem que se esforçar para estar sempre atraindo a atenção da mulher, ser engraçado e inteligente, etc. Esse contato inicial não precisa ser exclusivo do homem e não há nada de errado nisso. Os tempos estão mudando. Por isso vou dar dicas de como puxar papo com aquele cara bonitão em sites de namoro online sem transferir a carga do desenvolvimento do assunto toda para ele, além de sugestões de assuntos para a primeira conversa. Então aí vão algumas dicas. Pode anotar!

Escolha uma coisa no perfil dele e faça um comentário engraçado sobre aquilo

Ele realmente precisava tirar a camisa naquela festa? Esse é mesmo o cachorro, bebê ou piscina infinita dele ou ele está apenas usando isso para atrair mulheres? Brincar com alguém de maneira despreocupada cria uma intimidade instantânea e a respostadele revelará se as piadas e zoeiras dele podem continuar ou não.

Faça uma pergunta pessoal a ele

Todo mundo adora falar de si mesmo, e trocar histórias pessoais é uma ótima maneira de fazer as coisas acontecerem (e vai lhes dar algo para conversarem no primeiro encontro). É só manter as coisas o mais leves possível. "Qual foi a coisa mais vergonhosa que você fez na escola?" é divertido. "Qual é o seu maior arrependimento?" não é.

Evite política

Dizem que há duas coisas que você nunca deve discutir na mesa de jantar: religião e política. O mesmo vale para contatos iniciais em sites de namoro online. Sei que o clima político atual no Brasil está tenso, mas quando você tem fortes crenças ou opiniões, é fácil ficar muito empolgada e até mesmo julgar o outro. É claro que a opinião e postura sobre certas questões é importante para um relacionamento longo e saudável, mas espere alguns encontros antes de mergulhar nas discussões políticas.

Pergunte sobre o trabalho dele, não pergunte sobre o salário

Não há problema em discutir trabalho e emprego, mas como você se sentiria se alguém lhe perguntasse quanto você ganha, se mora de aluguel ou tem casa própria, ou que tipo de carro você dirige? Esses tipos de perguntas fazem com que pareça que tudo com o que você se importa é com quanto dinheiro ele vai poder gastar com você.

Pode falar  sobre relacionamentos passados, mas evite falar demais sobre os ex-namorados

A menos que ele te pergunte especificamente, evite entrar em relacionamentos passados. Mesmo assim, troque meia dúzia de palavras e desconverse. É importante que o relacionamento desenvolvido não tenha nenhum ponto de comparação na cabeça tanto dele quanto sua. Isso vai evitar muitos problemas futuros.

Use uma cantada ruim

Você já deve ter ouvido várias, mas o contrário com certeza trava muitos homens. Algo que não funciona com você pode funcionar com aquele gato. Exemplo: "Por que alguém tão sexy como você está procurando um encontro?". Provavelmente ele vai responder a mensagem bem rápido.

Não fale negativamente de você

A modéstia é atraente; baixa auto-estima não é. Não há necessidade de anunciar todas as suas falhas. Ficar brincando sobre o quão ruim você é no namoro também é uma enorme bola fora. Não tem problema em admitir que você está nervosa, mas anunciar que você é ruim em questões de namoro é como um diretor saindo antes do filme para falar que é ruim demais. Isso mata qualquer interesse ou motivação que a outra pessoa possa ter.

"Qual o melhor filme, livro, refeição que você viu, leu, comeu no ano passado?"

Uma pergunta específica sobre algo que alguém vai lembrar com carinho é muito mais interessante para responder do que "Como foi a sua semana?". Além disso, talvez você também tenha gostado desse livro, filme, comida, e agora vocês vão ter algo em comum e podem combibar de fazer isso juntos!

Aposte em ser direta

Vocês já estão conversando por mais de uma semana, ele ainda não te chamou para sair, mas o papo está bom. Por que não tomar a iniciativa? "Então, onde vamos tomar aquele drink maravilhoso?" ou "Aquele restaurante japonês é muito bom. Quando vamos lá?". Ferramentas de namoro online são para tornar reais namoros na vida real, não apenas para fazer amigos virtuais.
Chame ele para sair usando emojis: (dedo indicador + copo de martini +?) Usar pequenas imagens em vez de palavras de alguma forma torna a mensagem menos intimidadora. Você também está mostrando que conhece das tendências modernas e seus efeitos na comunicação entre pessoas, além de poder tornar isso um teste para ele tentar traduzir aquelas imagens.
Entretanto, deixe para usar essa tática depois que a conversa estiver rolando. Começar a troca de mensagens assim vai acabar te colocando no papel daqueles homens preguiçosos do "E aí".

"Fulano, por onde você esteve?"

Experimente mandar esse tipo de mensagem como quem não quer nada. Não sei exatamente o motivo, mas os caras realmente respondem bem a isso. Talvez porque a mensagem reconhece e transmite uma situação cômica de namoro online sem descartar a ideia do uso da ferramenta. Esse senso de humor sutil quebra a guarda da pessoa e pode ajudar a construir uma relação de conversa mais tranquila e íntima.

Evite mensagens genéricas

Ficar copiando e colando mensagens muito genéricas e correntes NÃO É BOM! Você deve evitar isso em seu namoro online. Preste atenção ao perfil do cara e o que ele está procurando e certifique-se de atender aos critérios dele.

Seja paciente

Não há necessidade de ficar checando suas mensagens milhares de vezes por dia para ver se há respostas. Seja paciente. Todas as pessoas gostam de ser respondidas imediatamente, mas nem sempre é possível, então não se preocupe se você não puder fazer isso imediatamente. As pessoas estão sempre ocupadas fazendo algo, então seja paciente.

Seja educada

A melhor regra é a "Regra de Ouro", ou seja, tratar as outras pessoas do jeito que você quer ser tratada. Seu comportamento e maneiras podem falar muito sobre você e sua personalidade. Lembre-se de que você está falando com outro ser humano. É fácil se deixar levar quando você está online, mas seja cuidadosa com o que e como você escreve, tendo em mente os sentimentos da outra pessoa. Lembre-se de não ser muito grudenta ou exalar uma vibe “assustadora”.

Sonhos e aspirações

Há quem diga que as pessoas estão deixando de sonhar. Existe uma normalidade no piloto automatico da sociedade. Sair, trabalhar, voltar para casa, repetir isso durante toda a semana. Você pode por um momento baixar a guarda da pessoa falando sobre um sonho seu ou um dos seus objetivos. Fale genuinamente, com a paixão de quem vai atingi-lo. Essa autenticidade pode fazer a pessoa do outro lado parar para tirar seus objetivos da gaveta e, além disso, associar esse sopro de ar fresco a você. Sempre que a pessoa expor seus sonhos e objetivos, tente ser o mais positiva possível.
Relacionamentos nos quais as pessoas se ajudam a crescer juntas tendem a durar mais.

Viagens ou férias

A ideia é não ser genérica do tipo: "Você já viajou para o exterior?".
Descubra um lugar que ele já tenha viajado e para o qual você já tenha ido e faça comentários como: "Aquele passeio ao estado x/país y foi muito divertido. Sempre que posso, eu vou. "

Preferências alimentares

Parece simples e batido, mas ajuda a sugerir ou escolher o restaurante no possível primeiro encontro.

Estilos de vida, hobbies e atividades

Esse assunto é um dos mais recorrentes quando as pessoas estão se conhecendo. Ter interesses em comum e conversar sobre eles é muito importante para o relacionamento. Experimente se interessar por uma atividade que você não esteja familiarizada e pergunte como é, como ele se sente praticando aquela atividade, etc. Isso, feito de maneira sincera, vai demonstrar que você não está olhando para o próprio umbigo e que procura saber sobre coisas fora do campo dos interesses próprios.

Talentos diferentes e habilidades especiais

Esse pode ser um ótimo quebra-gelo. Habilidades especiais banais como conseguir dobrar a língua diferente, encostar a língua no nariz, assobiar de várias maneiras, podem tornar a conversa muito interessante. Compartilhar essas coisas deixam o tom da conversa mais tranquilo.
Se você tem um talento especial como ouvido absoluto, facilidade de aprender novos idiomas, ultrafoco, etc., isso pode ser uma oportunidade de mostrar que você é ainda mais única.
Talvez quando meu ex-colega de trabalho entrou em contato comigo, ele estava pronto para me encher de elogios pessoais e profissionais verdadeiros e, se eu já não estivesse em um relacionamento, talvez o decorrer das conversas levaria a um namoro. Talvez ele viria comentar sobre um término recente, uma tática comum entre homens solteiros tentando voltar a ter contato suas conhecidas. As possibilidades são intermináveis quando se dá uma chance. Um “E aí” cancelou tudo isso.
O mesmo talvez já tenha acontecido com você ao entrar em contato o homem dos seus sonhos em sites de namoro onlin, mas não conseguiu começar uma conversa com ele, ou não sabe por que ele não respondeu.
O importante é sempre ter criatividade e estar naquele momento desenvolvendo uma relação com aquela pessoa. Em um mundo de multitarefas, pode ser algo difícil, mas com certeza vai ter alguém fazendo o mesmo ou pelo menos se esforçando.
Se você acha que vai ficar vulnerável demais, pelo menos passe a usar um emoji ou outro.