Menu do Blog
Era uma vez nos encontros na internet

Arquivos

 

Relacionamentos

Amizade colorida

Ontem eu recebi algumas amigas em casa para tomarmos umas cervejas e fofocar. Fazia tempos que eu não fazia isso. Depois de muitas risadas, o assunto que mais persistiu entre nós foi a tal da amizade colorida. Acontece que uma das minhas amigas está saindo com um cara. Eles são amigos, mas digamos que as coisas atualmente tenham ficado... complicadas.
Foi então que comecei a me perguntar sobre esse assunto. Onde a amizade acaba e o relacionamento amoroso começa? Às vezes parece haver uma linha tênue entre namoro e amizade. É muito comum as pessoas irem de amigos para a amizade colorida e, eventualmente, para o namoro. Então como você determina qual estágio que você e seu "amigo" estão? Há muitos fatores-chave para determinar isso. Muitas vezes há discrepâncias dependendo do sexo. As mulheres tendem a passar por esses estágios mais rápido que os homens.
A amizade é algo que todos nós conhecemos e valorizamos. É alguém com quem você gosta de sair e não tem sentimentos românticos intensos nesse sentido. Você não faz sexo com alguém que é só seu amigo. Se você tem relações sexuais com seu "amigo", você já foi para a próxima fase do relacionamento de vocês.
Uma amizade colorida ou um "amigo com benefícios" é alguém com quem você não tem nenhum compromisso e com quem você tem relações sexuais. Não há jantares ou flores. Essa amizade é descrita como mutuamente benéfica, e muitas vezes o resultado de um acordo entre ambas as partes. Há regras cuidadosas que devem ser definidas e acordadas entre os dois. Ambas as partes precisam estar completamente desligadas da ideia de um namoro. Se uma das pessoas desenvolve sentimentos pela outra, o que frequentemente acontece, isso precisa ser conversado.
Na minha opinião, é nessa fase que as coisas ficam realmente confusas. Você tem um amigo com quem você sai... mas também com quem você faz sexo. Vocês dois são amigos e não estão namorando. Vocês fazem planos para sair em caminhadas, jantar ou ir ao cinema... e, em seguida, ocasionalmente, fazem sexo. Isso geralmente nunca funciona e um dos dois acaba se machucando. 
Na maioria das vezes, um dos dois deixou bem claro que ele não está interessado em um relacionamento e que vocês dois são apenas amigos. Se a outra pessoa está realmente bem com isso, então é uma situação em que os dois ganham. O problema ocorre quando o outro precisa se convencer de que eles estão bem, ou tem a intenção de mudar a cabeça da outra pessoa com o tempo. Essas pessoas acreditam que, se elas continuarem a se divertir, sair com seu amigo e fazer sexo... então poderão ser algo mais. O que geralmente não acontece. Sim, existem amizades coloridas  que evoluem para relacionamentos, mas não são todas. Então tenha cuidado com o que você quer!
Então em que ponto você está? Você quer mais da sua relação atual? A chave para cada uma dessas relações é a comunicação, por isso converse com seu parceiro sobre como vocês se sentem, para que ambos estejam sempre bem. Quem sabe, talvez sua amizade colorida se transforme em algo mais? Talvez o seu amigo não a veja apenas como uma amiga? De qualquer forma, faça uma distinção clara sobre o que você e seu "amigo" realmente são.